domingo, 7 de abril de 2013

Qual a maneira correta para instalar um defletor de ar?



Olá, amigo!


Já falamos aqui sobre os benefícios e vantagens do defletor de ar em fibra de vidro. Além de economia de combustível, a peça em fibra de vidro tem vantagens maiores que uma de plástico por conta da sua durabilidade.

Existem no mercado defletores de fibra, geralmente processos de produção mais antigos, que chegam a pesar o dobro do que os fabricados em plástico, comprometendo a instalação, pois o peso exagerado das peças e as vibrações da estrada fazem com que os suportes não resistam. Por isso, qualquer defletor de ar de fibra da Injefibras do Brasil pesa no máximo 20% a mais comparando a peça de plástico concorrente.

E por falar em instalação, gostaríamos de chamar a atenção para este procedimento. Além de garantir um produto de qualidade e com referências de mercado, o aerofólio precisa ser corretamente instalado no caminhão se não os benefícios tornam-se prejuízos.

Se o defletor estiver mal posicionado e o caminhão em alta velocidade, poderá se soltar da cabine e causar acidentes na estrada. Além de colocar a sua vida e também de outros motoristas em risco, o condutor terá prejuízos com os ‘rasgos’ do defletor mal instalado.

Por isso, para instalação correta do defletor ou aerofólio, independente do modelo do caminhão, é importante observar detalhes como:


Furação da cabine: furar ou encaixar?

Alguns modelos de caminhões como Iveco Stralis, Scania G ou R, Volvo FH e MB Axor possuem marcações na cabine para instalação de acessórios. Essas marcações indicam o local exato da furação e dentro delas há roscas internas para aperto de parafusos.

Os Aerofólios ou Defletores da Injefibras do Brasil são desenvolvidos para que os suportes sejam fixados nas marcações originais, quando existem. Os caminhões VW Constellation e Ford Cargo, entre outros exemplos, são necessárias furações manuais em toda a cabine, ou seja, não há roscas internas para fixação de parafusos. Importante: para as cabines que necessitam furações manuais, os jogos de suportes da Injefibras acompanham buchas especiais, por isso, não recomendamos outros modelos de buchas que certamente causarão danos às cabines.

Também há alguns modelos de suportes que são fixados às caneletas da cabine, não havendo furações, os chamados suportes de encaixe. Por exemplo os aerofólios parciais Injefibras modelo bolha dos caminhões: MB 710 e MB 1620 (código do produto 7101), Ford Cargo (código do produto 7201) e VW Worker (código do produto 7301).



Vedação com silicone: como fazer?

Em todos os furos da cabine são necessários a vedação com silicone para evitar entrada de água por estes locais. Faça os apertos dos parafusos com o silicone ainda molhado, para que seque completamente com o suporte no lugar.


Uso de borrachas: sim ou não?

As borrachas podem e devem ser utilizadas na instalação de um defletor ou aerofólio, desde que não atrapalhem a fixação dos suportes. Elas servem para proteger o atrito da peça e ferragem com a cabine, além de dar um melhor acabamento ao acessório. Em alguns aerofólios, a borracha é indispensável na instalação, por exemplo, o aerofólio modelo bolha para o MB 1620 (código Injefibras 7101). Mas, em outros casos, a borracha pode atrapalhar o encaixe entre as peças do conjunto e mesmo os apertos dos parafusos ou fixação de buchas.

Outro detalhe é que a borracha também necessita ser trocada em curto ou médio período, pois as vibrações da estrada podem rasgá-la e o defletor danificar a cabine. E para trocá-la terá de soltar todas as peças, o que gera certo transtorno.

Os aerofólios Injefibras do Brasil que necessitam de borrachas em sua instalação acompanham este item no kit.


Reaperto de parafusos: quando fazer?

Para manutenção correta do defletor e evitar surpresas com peças soltas na estrada, faz-se necessário os reapertos de todos os parafusos do suporte. O Ideal é que a vistoria seja realizada pelo menos uma vez por mês.

A instalação de um defletor requer antes de tudo paciência e concentração por parte do instalador e equipe, pois como as peças são grandes precisam se comunicar bem (geralmente um de cada lado), cooperando para que as furações dos suportes e alinhamento em cima da cabine sejam corretos. Um furo errado, um suporte invertido ou uma peça de fibra mal posicionada comprometem todo o resultado final: e que trabalhão!


Por isso, vá até sua loja de acessórios de confiança e solicite a instalação de um defletor de ar Injefibras do Brasil. Nossa equipe técnica poderá auxiliar lojistas e motoristas através do telefone (41) 3626-2935. Entre em contato conosco!


Lembre-se que o barato pode sair caro!


Um abraço,

Até a próxima!

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