Olá, amigo!
Já falamos aqui sobre os
benefícios e vantagens do defletor de ar em fibra de vidro.
Além de economia de combustível, a peça em fibra de vidro tem vantagens maiores
que uma de plástico por conta da sua durabilidade.
Existem no mercado defletores de
fibra, geralmente processos de produção mais antigos, que chegam a pesar o
dobro do que os fabricados em plástico, comprometendo a instalação, pois o peso
exagerado das peças e as vibrações da estrada fazem com que os suportes não
resistam. Por isso, qualquer defletor de ar de fibra da Injefibras do Brasil
pesa no máximo 20% a mais comparando a peça de plástico concorrente.
E por falar em instalação,
gostaríamos de chamar a atenção para este procedimento. Além de garantir um
produto de qualidade e com referências de mercado, o aerofólio precisa ser
corretamente instalado no caminhão se não os benefícios tornam-se prejuízos.
Se o defletor estiver mal
posicionado e o caminhão em alta velocidade, poderá se soltar da cabine e
causar acidentes na estrada. Além de colocar a sua vida e também de outros
motoristas em risco, o condutor terá prejuízos com os ‘rasgos’ do defletor mal
instalado.
Por isso, para instalação correta
do defletor ou aerofólio, independente do modelo do caminhão, é importante
observar detalhes como:
Furação da cabine: furar ou encaixar?
Alguns modelos de caminhões como
Iveco Stralis, Scania G ou R, Volvo FH e MB Axor possuem marcações na cabine
para instalação de acessórios. Essas marcações indicam o local exato da furação
e dentro delas há roscas internas para aperto de parafusos.
Os Aerofólios ou Defletores da
Injefibras do Brasil são desenvolvidos para que os suportes sejam fixados nas
marcações originais, quando existem. Os caminhões VW Constellation e Ford
Cargo, entre outros exemplos, são necessárias furações manuais em toda a
cabine, ou seja, não há roscas internas para fixação de parafusos. Importante: para as cabines que necessitam
furações manuais, os jogos de suportes da Injefibras acompanham buchas
especiais, por isso, não recomendamos outros modelos de buchas que certamente
causarão danos às cabines.
Também há alguns modelos de
suportes que são fixados às caneletas da cabine, não havendo furações, os
chamados suportes de encaixe. Por exemplo os aerofólios parciais Injefibras
modelo bolha dos caminhões: MB 710 e MB 1620 (código do produto 7101), Ford
Cargo (código do produto 7201) e VW Worker (código do produto 7301).
Vedação com silicone: como fazer?
Em todos os furos da cabine são
necessários a vedação com silicone para evitar entrada de água por estes locais.
Faça os apertos dos parafusos com o silicone ainda molhado, para que seque
completamente com o suporte no lugar.
Uso de borrachas: sim ou não?
As borrachas podem e devem ser
utilizadas na instalação de um defletor ou aerofólio, desde que não atrapalhem
a fixação dos suportes. Elas servem para proteger o atrito da peça e ferragem
com a cabine, além de dar um melhor acabamento ao acessório. Em alguns
aerofólios, a borracha é indispensável na instalação, por exemplo, o aerofólio
modelo bolha para o MB 1620 (código Injefibras 7101). Mas, em outros casos, a
borracha pode atrapalhar o encaixe entre as peças do conjunto e mesmo os
apertos dos parafusos ou fixação de buchas.
Outro detalhe é que a borracha
também necessita ser trocada em curto ou médio período, pois as vibrações da
estrada podem rasgá-la e o defletor danificar a cabine. E para trocá-la terá de
soltar todas as peças, o que gera certo transtorno.
Os aerofólios Injefibras do
Brasil que necessitam de borrachas em sua instalação acompanham este item no
kit.
Reaperto de parafusos: quando fazer?
Para manutenção correta do
defletor e evitar surpresas com peças soltas na estrada, faz-se necessário os
reapertos de todos os parafusos do suporte. O Ideal é que a vistoria seja
realizada pelo menos uma vez por mês.
A instalação de um defletor
requer antes de tudo paciência e concentração por parte do instalador e equipe,
pois como as peças são grandes precisam se comunicar bem (geralmente um de cada
lado), cooperando para que as furações dos suportes e alinhamento em cima da
cabine sejam corretos. Um furo errado, um suporte invertido ou uma peça de
fibra mal posicionada comprometem todo o resultado final: e que trabalhão!
Por isso, vá até sua loja de
acessórios de confiança e solicite a instalação de um defletor de ar Injefibras
do Brasil. Nossa equipe técnica poderá auxiliar lojistas e motoristas através
do telefone (41) 3626-2935. Entre em contato conosco!
Lembre-se que o barato pode sair caro!
Um abraço,
Até a próxima!
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